Filmes Cilect “Migrações”
4ª feira | 23 Nov. | 10h30 – Aud. Agostinho da Silva
Migrações
As migrações sempre foram sinónimo de procura de algo novo ou diferente.
Para alguns foi a procura de melhores condições de vida, como por exemplo para os povos nómadas da pré-história ou para aqueles que personificaram o êxodo rural na europa durante todo o período revolução industrial, para outros foi sinal de fuga, muitas vezes de situações de guerra ou catástrofe natural.
Na sua génese, o problema das migrações encontra a sua origem no fenómeno da sedentarização e da emergência da propriedade privada como elementos estruturantes do viver humano.
Hoje estes fatores estão bem refletidos de forma visível nos países da Europa Ocidental e na forma como os seus habitantes reagem face à situação dos refugiados, que trazem outras culturas, que muitos europeus entendem como fator de desestabilização do seu bem-estar económico e social.
Migração é sempre sinal de mudança, seja ela física ou social.
Falarmos de migrações é antes demais falarmos de transformações
Seleção de curtas-metragens
- “Patriot”, da National Film and Television School (Reino Unido) fala-nos duma relação entre uma rapariga, filha de um nacionalista, e um rapaz cigano.
- “Em Angelus Novus”, da London Film School (também do Reino Unido), dois miúdos refugiados lutam pelo mesmo lugar numa rua para poderem engraxar sapatos e assim puderem ajudar economicamente as suas famílias.
- “Boat People”, da HFF de Munique (Alemanha) fala do drama dos africanos que atravessam o Mediterrâneo em busca de melhores condições na Europa.
- “Transit Zone”, documentário sobre o campo de refugiados em Callais no noroeste de França, realizado na SAS – Screen Academy Scotland.
Entrada livre.